Logotipo do Pátio da ciência, por Leon Lucas Bispo

Conheça a história por trás da logo!

Logotipo do Pátio da ciência, por Leon Lucas Bispo.

A cara do Pátio da Ciência: logo que alia aspecto visual da UFG à tecnologia

Design: Leon Lucas Bispo

O concurso de logotipo para o Pátio da Ciência, primeiro realizado pelo Projeto de Extensão, foi lançado em novembro de 2022 à marca dos 10 anos de existência do Pátio. O então coordenador do centro de ciências, Marcus Carrião, idealizou o concurso ao entender a “necessidade de uma renovação da identidade visual”, além de frisar o caráter extensionista do projeto, já que o concurso foi aberto para o público geral, além da comunidade acadêmica.

A comissão julgadora foi composta pelos membros da UFG Prof. Marcus Carrião, coordenador do Pátio da Ciência; Prof. Salvio Farias, secretário de comunicação;  Juliana Queiroz, diretora de Publicidade Institucional; Profª. Rosane Badan, da Faculdade de Artes Visuais (FAV) e Diene Batista, agente de comunicação do Instituto de Física (IF).

Foram 18 trabalhos inscritos, sendo 12 são da comunidade interna à UFG e artes enviadas do Pará, da Bahia, de São Paulo e do interior de Goiás. Os trabalhos foram avaliados por meio de três critérios, com notas de 0 a 10: pertinência e adequação ao tema; criatividade e originalidade e qualidade técnica e estética.

Leon Lucas Bispo.

A placa de premiação saiu de Goiás rumo à Bahia, para as mãos do vencedor do concurso.

Foto: Arquivo Pessoal de Leon Lucas Bispo.

A logo atual do Pátio da Ciência e vencedora do concurso foi idealizada e produzida pelo estudante Leon Lucas Bispo de Araújo Reis, 18 anos, que mora em Feira de Santana, no interior da Bahia. Aluno bolsista da Faculdade Pitágoras, no curso de Marketing Digital, Leon soube do concurso por meio da bolsista da Pró-Reitoria de Pesquisa e Informação (PRPI) Izadora Araújo Barbosa, que o representou no evento e recebeu a placa e o certificado de participação. O vínculo que os une é a robótica, já que os dois são juízes da Robótica FIRST© LEGO© League, uma competição internacional de exploração científica.

Esse entusiasmo pela robótica foi de grande importância para Leon, já que lhe rendeu o Prêmio de Estratégia e Inovação no Regional Bahia em Fevereiro de 2020 e muito aprendizado. "Fiz a seleção para uma equipe da modalidade FIRST© LEGO© League e fui selecionado como capitão. Um mês depois embarcamos para São Paulo, para a maior competição de robótica do Brasil. Era um grande salto para um garoto de interior como eu, onde a Robótica me ensinou a ver o mundo de uma maneira diferente, não como ele é, mas como ele poderia ser", destacou.

O ganhador do concurso percebe que a “ciência é o modo como achamos sentido em nossas histórias” e afirma que “quando temos noção sobre aquilo e onde estamos vivendo e quem conta a nossa narrativa, nós fazemos ciência”. Ele comenta, inclusive, que conhecer a metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Math), projeto que propõe uma abordagem transdisciplinar para trabalhar as disciplinas mais assustadoras para os estudantes, mudou completamente a visão dele sobre certos cenários. “Nós, como seres humanos, podemos mudar o curso de algo, inventar inovações, estudar sobre algo e este é o nosso super poder”, declarou.

Leon Lucas Bispo.

Foto: Arquivo Pessoal de Leon Lucas Bispo.

O jovem estudante compreende também o quanto a possibilidade de uma boa educação contribuiu na trajetória rumo ao prêmio. “Minha mãe é a primeira mulher e irmã de 12 filhos a se formar. No ano de 2013, com muito esforço, ela colou grau e concluiu sua graduação em Serviço Social. Me criando praticamente sozinha, ela me ensinou que a educação abre portas e transforma a nossa realidade”, compartilhou. Leon ainda recorda que a bolsa integral que recebeu, por meio de um processo seletivo da rede SESI BAHIA, foi essencial para a abertura de seus horizontes, já que passou a estudar na unidade SESI José Carvalho em Feira de Santana e, assim, adentrou o mundo da robótica.

CRIAÇÃO

Apesar de não estar presente na premiação, um café da manhã organizado pelo Pátio, Leon enviou um vídeo explicativo sobre o processo criativo para a construção da identidade visual da logo. Pensando em um projeto que contemplasse o edital e representasse os valores da UFG e do Pátio da Ciência, o aluno compartilhou: “Adicionei hexágonos abertos, em referência a identidade visual do site e da própria marca da UFG e adicionei o sentido do significado das cores lembrando a tecnologia”.

Para que a logo fosse premiada, Leon ainda confirmou que pesquisou previamente os sites oficiais da UFG e do Pátio da Ciência, adequando-se às exigências do edital. “Todo conteúdo midiático me deu inspiração em estrutura, cor e detalhe para a esquematização da logotipo”, declarou no vídeo (confira abaixo).

Categorias: Pationoticias