Arte em estêncil com o logotipo do Pátio da Ciência adaptado para a Galeria de Arte Urbana

Galeria de Arte Urbana do Pátio da Ciência

Um projeto de revitalização e modernização da identidade visual do Pátio da Ciência

Por: Letícia Carvalho

 

A Galeria de Arte Urbana (GAU) do Pátio da Ciência é um projeto de valorização da memória e da contemporaneidade, do pioneirismo na ciência e na arte, da representatividade e das questões sociais de ontem e de hoje. Assim como o conhecimento em uma universidade, seu acervo é interdisciplinar, da razão à expressão. A galeria fala da ciência no passado, com a arte do presente. A escolha da linguagem artística urbana reflete o processo de aproximação do Pátio da Ciência com seu público alvo, fortalecendo a comunicação com a cultura e o público jovem. As obras de arte prestam homenagem a grandes cientistas reconhecidos, não apenas por suas contribuições em suas áreas de pesquisa, mas por sua representatividade e ativismo em questões sociais fundamentais, como o pacifismo, o combate ao racismo e ao sexismo.

 

São vários os benefícios ao concluir um proposta de tal magnitude. A arte urbana proporciona uma nova identidade visual modernizada ao Pátio da Ciência, alinhada com os princípios e a evolução da ciência. Além disso, a presença dos cientistas retratados, aliada a descrição de suas histórias de vida e contribuições científicas, pode inspirar os estudantes a se dedicarem à ciência. Pensando no propósito extensionista, a arte urbana é uma forma eficaz de envolver a comunidade, seja ela acadêmica ou não, e criar um senso de pertencimento. As obras de arte atrairão a atenção de visitantes, certamente resultarão em mais interações sobretudo nas redes sociais e, portanto, fortalecerão a visibilidade do Pátio da Ciência, de nossos institutos e da UFG.

 

Folder

 

HISTÓRIA

 

Há um ano, em novembro de 2022, data de comemoração dos 10 anos do Pátio da Ciência, deu-se o pontapé inicial na proposta de melhorar a comunicação deste centro de ciência com seu público alvo. O concurso de criação de uma nova logomarca foi aberto para o público geral, além da comunidade acadêmica,  frisando o caráter extensionista do projeto. A logo atual do Pátio da Ciência, e vencedora do concurso, foi idealizada e produzida pelo estudante Leon Lucas Bispo de Araújo Reis, 18 anos, que mora em Feira de Santana, no interior da Bahia. Assim, estava concluída a primeira etapa no projeto de renovação da identidade visual do Pátio.

 

O próximo passo dessa ideia de modernização é concluído, então, a quase um ano depois do concurso da logo. Nesse meio tempo, dos 10 meses de planejamento, a equipe do Pátio ponderou diversos fatores para realizar a nova etapa de revitalizar as paredes do Instituto de Física (IF) e do Instituto de Química (IQ), voltadas ao espaço do Pátio da Ciência. Os critérios para a escolha dos artistas urbanos variaram ao longo do desenvolvimento do projeto, sempre limitados aos recursos financeiros disponíveis. Cogitou-se a possibilidade de um concurso cultural, descartado pela complexidade do processo e falta de controle sobre o resultado final. Foram considerados artistas discentes da UFG, mas sem sucesso. Por fim, foram contactados artistas profissionais reconhecidos, que aceitaram doar seu tempo e mão de obra para o auxiliar o projeto. Esta atitude revela o respeito e valorização demonstrados por eles em relação à UFG, ao Pátio da Ciência e a ciência de forma geral.

 

Os critérios para seleção dos cientistas homenageados também foram amplamente discutidos e variaram bastante. Foram propostas votações entre os monitores e professores do Pátio, enquetes nas unidades entre docentes e discentes, entre outros métodos. Por fim, a equipe que trabalhou no projeto reconheceu que a GAU, assim como o Pátio da Ciência, não deveria ser pensada para a comunidade universitária, mas sim para os visitantes. A linguagem artística havia sido escolhida com base em nosso público alvo e não em preferências acadêmicas. Definiu-se, portanto, que a escolha dos homenageados deveria transmitir uma mensagem aos visitantes do Pátio: a ciência é para todos! O projeto credita que uma aluna ou aluno preto não deveriam se sentir deslocados em um ambiente como o Pátio da Ciência, por isso, a representatividade é importante. Depois de muita pesquisa e debate entre os participantes do projeto e os artistas, inclusive, definiu-se como diretrizes:

  • Representar cientistas com contribuições relevantes para a Física nos prédios do IF1 e IF2 e para a Química no IQ1 e IQ2;
  • Representar dois homens e duas mulheres;
  • Representar dois cientistas conhecidos do grande público e dois cientistas desconhecidos;
  • Representar pelo menos um cientista negro;
  • Representar cientistas que tenham contribuído para além da ciência, como símbolos de valores e lutas sociais apoiados pelo Pátio da Ciência e pela UFG.

- Quer saber mais sobre os artistas? Confira aqui: Conheça os artistas! -

 

Ao final desse processo, quatro personalidades científicas foram selecionadas. Assim, os seguintes pares foram definidos:

  1. Cientista homenageado: Percy Lavon Julian // Artista: Decy, Valtecy Ferreira Batista (@decy_grafite). Estilo Grafite Realismo;
  2. Cientista homenageada: Cecilia Payne-Gaposchkin // Artista: Junger Thai, Thainá Junger da F. Alves (@jungerthai). Arte digital, estilo vetorizado;
  3. Cientista homenageada: Marie Skłodowska-Curie // Artista: Diogo Rustoff, Diogo Fernandes Honorato (@diogo.rustoff). Técnica estêncil;
  4. Cientista homenageado: Albert Einstein // Artista: Deneri, Roberto Junio Neri da Silva (@deneri_), Estilo Mixed Media

 

Com o apoio dos artistas, os custos da GAU foram equivalentes apenas ao material utilizado e muito abaixo dos cachês convencionalmente cobrados por eles. Assumindo que os custos do financiamento da galeria eram o principal entrave para a execução da proposta, viu-se a oportunidade de ação com o resultado do edital que financiou parte do evento da 20ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia. Como a liberação dos recursos se deram numa data muito próxima a própria realização do evento, acelerou-se a execução dos trâmites para a criação da Galeria. Num louvável esforço dos artistas e dos monitores do Pátio, as obras foram criadas no sábado (14/10) e domingo (15/10) que antecederam a abertura da XIV Semana de Física (16/10), em meio a um feriado prolongado (do dia 12/10, quinta-feira), por conta do pouquíssimo tempo hábil. 

 

Assim, no contexto da 20ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, com atividades relacionadas à XIV Escola de Física, no Instituto de Física, a Galeria de Arte Urbana (GAU) do Pátio da Ciência foi inaugurada!

 

Cientistas Homenageados

 

PÁTIO DA CIÊNCIA

 

O Pátio da Ciência da Universidade Federal de Goiás é um espaço dedicado à difusão e divulgação científica que visa proporcionar à população em geral e aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, em particular, um ambiente de educação científica não formal. Iniciado como uma atividade de extensão no Instituto de Física em parceria com o Instituto de Química, o Pátio da Ciência hoje é um projeto que reúne outras unidades e atua ao lado de outros projetos para a divulgação científica e atendimento do público externo à comunidade universitária. Com 11 anos de existência, o Pátio recebe milhares de visitantes anualmente além dar suporte a diversos eventos institucionais, como o Espaço da Profissões, Curta o Campus, Semana da Física, Semana da Química, Escola de Física, entre outros.

Categorias: Pationoticias